Charles Christian… do you wanna Jazz?

Hey folks?

Continuando com minha série de postagens sobre os grandes Jazzistas, vou falar sobre o cara que fez tudo isso acontecer.
Se vc é estudante de música, simpatizante ou simplesmente um apreciador, sabe que no jazz os instrumentos de sopro reinam. A guitarra é um instrumento secuntadário, pra fazer as harmonias, fazer o terreno pro sax e cia. Até que em 39 um senhor americano mandou a $&#*@(%*&(#@! esse conceito e resolveu fazer jazz solo na guitarra, um instrumento limitado, em alguns momentos até complicado de tocar resolveu entrar no mundo em que tecnica é essencial e não é qualquer pirralho de guitar hero que faz [bem feito]. Seu nome era Charles Christian, nascido em 29/07/1916 falecido em 02/02/1942 [tuberculose]. Longe da potência dos instrumentos de sopro, Charlie, começou a solar e se aventurar por conta disso chamou a atenção de Benny Goodman,e entrou na orquestra e sexteto de Goodman. De 39 a 41 ele trilhou, penerou o caminho da guitarra no jazz. Infelizmente em 42 morreu tuberculoso.

A importancia dele foi de não se prender ao compasso 4/4, guitarrista flexível, e de altíssimo nível, mostrando em sua poucas obras. Complexidade ritmica e harmônica [muito] a frente de seu tempo, Charlie foi um gênio precoce que não se limitou a padrões, tanto que é lembrado em grande escala e influênciou muitos jazzistas de qualidade divina.

Charlie Christian

Charlie Christian

Esse é um daqueles caras fodões que mesmo mortos ainda ganham premios [rock and roll hall of fame em 1990] e tributos [Solo flight: The genius of Charlie Christian em 72]

Fica minha dica [fikdik :P] de mais um jazzista de qualidade.

Long Live Jazz

R. Makaron

Hugs

Deixe um comentário