Entrevista com a banda “Jowker´z”

Hey folks!

 

Como estão?

Vamos com mais uma entrevista!! Agora com a banda Jowker´z! Vencedora do palco mp3 do cifraclub que se apresentou na expomusic 2011! Sem muita enrolação vamos a ela!

AAR – O que significa jowker´z e quem são os integrantes da banda?

Jowker´z – O nome da banda surgiu da idéia do Bobo da Corte, formalizando ao coringa (joker). Sentimos uma sonoridade muito forte e vimos que, em sua historia, nos tempos medievais, o bobo da corte era a pessoa que conseguia a atenção da corte e dos reis através da diversão. Era muito inteligente e ousado. Usava de poesias, dança ou tocava algum instrumento dizendo o que o povo gostaria de dizer, chegando até a zombar da corte sem que percebessem. Identificamo-nos pelo fato de fazermos um som completamente diferente e ousado, buscando ver o que o povo sente falta no mercado do rock, para poder entrar no mainstream, que seria o lugar dos “poderosos”. Como o nome é bem disputado, mudamos algumas letras, o que deixou a sonoridade e estética ainda mais forte!

 

Os integrantes da banda são: Draco (vocal e guitarra), Thor (guitarra solo), Rava (baixo) e Mad (bateria).

AAR – De onde vocês são e como é o cenário musical principalmente rock?

Jowker´z – Nós somos da região bragantina, interior de São Paulo, das cidades de Atibaia, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões. Nossa região é mais voltada pra “moda” musical vamos dizer assim. Não temos espaços específicos. Talvez por estarmos em cidades não muito grandes, a diversidade musical é pouco respeitada. As casas de shows e eventos, em sua maioria, vai no que está na moda. No momento, temos muitas casas voltadas para o Sertanejo e o público vai nesses lugares não com o intuito de ouvir e curtir uma boa música (na região temos muitas duplas e músicos bons!) mas para tomar uma breja e sair pra pegação. A música é só mais um pequeno atrativo. Uma pena, mas acreditamos que isso vai mudar e que os artistas da região tenham seu valor reconhecido num futuro próximo.

AAR – Na expomusic desse ano [2011] vocês fizeram um show pro pessoal, como foi a recepção da galera e se vocês já estavam se apresentando antes?

Banda Jowker´z logo

Jowker´z – O show na Expomusic foi sensacional! Todos da equipe de organização nos receberam muito bem, deram todo tipo de suporte pra gente. Agradecemos demais o pessoal do Palcomp3 e Cifraclub. E a recepção do público não ficou para trás. Como já nos apresentávamos em algumas casas em São Paulo e interior paulista, alguns fãs foram prestigiar o show com a gente. E também tiveram pessoas que nos viram pela primeira vez lá. Pela energia do show e pela quantidade de pessoas que ficaram com a gente durante todo o show, não há dúvidas que pra eles, assim como pra gente, foi um momento de muita vibe positiva e rock n’roll na veia!

AAR – Vocês fizeram 2 covers welcome to the jungle [Guns] e  Beast And The Harlot  [Avenged], e no som de vocês senti uma boa referência ao avenged, qual a relação deles com vocês e outras influências?

Jowker´z – As nossas influencias giram em torno de bandas de Hard Rock e New Metal. Guns n’Roses é referência pra qualquer um acreditamos pois foi uma das bandas que evidenciaram o Hard Rock na década de 80. Avenged foi nossa primeira banda unânime com relação a nosso gosto musical Depois descobrimos outras mas ela foi nosso marco de união. Inclusive em nossa música “O jogo vai virar”, fizemos uma homenagem a eles com a introdução usando o mesmo timbre de toy piano usado em “Nightmare”. Além dessas bandas, temos outras várias que ouvimos e curtimos muito como Aerosmith, Whitesnake, Pantera, Dream Theater, Jimmy Hendrix, Metallica e outras bandas relacionadas.

AAR – Apesar de vocês cantarem em português o que é mais fácil [pra vocês] compor em Português ou inglês?

Jowker´z – Em nosso primeiro EP, todas as músicas foram compostas em português. Estamos trabalhando em algumas canções pro nosso próximo EP (ou CD) que provavelmente será lançado no segundo semestre do ano que vem. Nessas composições, haverá ao menos uma canção em inglês. Compor em inglês tem suas vantagens devido aos fonemas soarem melhor e a estrutura das frases serem mais simples. Além do que as canções em inglês são muito mais aceitas pelo público do rock. O lado negativo é que pelo fato de não ser a nossa língua nativa, sentimos um certo grau de dificuldade com relação a vocabulário, gírias, etc. Compor em português é um pouco mais difícil pelo fato da aceitação do público. Temos uma enorme preocupação em usar as palavras corretas pra não cair na mesmice do que temos visto no cenário até hoje. O grande desafio é fazer com que o público escute nossas canções como uma verdadeira canção de rock’n’roll. A língua portuguesa ainda é uma barreira pra isso mas nosso propósito é ousar e fazer acontecer.

AAR – Quem compõe as letras?

Jowker´z – A grande maioria das canções quem compõe é o vocalista Draco. Nesse segundo trabalho, teremos algumas canções em parceria com o guitarrista Thor.

banda jowker´z integrantes!

AAR – Por fim. Gostaria de saber o que vocês acham do cenário rock hoje no Brasil?

Jowker´s – Com relação ao cenário do rock, sentimos que está passando por uma fase de transição. Até um ano atrás vimos artistas muito preocupados em simplesmente escrever rimas óbvias usando acordes funcionais, a tal chamada “fórmula do sucesso”. O que aconteceu foi que tudo isso ficou repetitivo demais e todos os gêneros musicais se confundiram. Hoje, temos um vazio no cenário rock devido a isso. O processo de criatividade deu lugar ao processo de cópia. Agora acreditamos que todos sentem falta de algo novo, algo que realmente valha a pena parar pra ouvir. A próxima fase do cenário musical será uma fase de criatividade, atitude e renovação, no que depender da Jowker’Z, assim como já aconteceu há tempos atrás com movimentos como o Grunge, Punk, etc.

 

Show na expomusic: http://www.youtube.com/watch?v=8ECE1ZHt3e4

É isso ai! Se você curte um som mais parecido com o pessoal do Avenged esses caras tem o que você precisa!! Boa sonoridade letras excelentes e de qualidade! Veja o show e confira!!

 

HUGZ!

 

@bloodyheavens

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: