Wes Montgomery, Jazz it´s his name.

Hey folks?

Ahh férias acabando, hora de pensar em parar de acordar às 14:50hrs, recuperar as forças e voltar à ativa novamente!! Bom a maioria ainda tem 1 semana mas eu começo hoje [finalmente tava morrendo de tédio].

Bom depois de um domingo tedioso como sempre, levantei, fiz meu café e tava pensando no que escrever. Lembrei que eu tinha um projeto faz um tempo de falar sobre grandes mestres do Jazz, e é esse segmento que estou começando, uma série de postagens sobre guitarra jazz, começando com um dos mais influentes Jazzistas da história, ainda não sei se vou me apegar a guitarra ou se vou falar de outros mestres.

Here we go!

Wes Montgomery.

Nasceu em Indianapolis – 25/03/1925 e faleceu em 15/06/1968.

Começou a tocar tarde com 19 anos por influência de Charlie Christian[o cara que pegou a guitarra e parou de fazer só o ritmo e começou a solar em jazz], Wes memorizava os solos de Charlie e reproduzia na guitarra. Wes [Jonh Leslie Wes Montgomery] já era profissional na guitarra 6 mêses após começar a tocar.

Não tocava de maneira convencional com palheta ou usando os outros dedos ele tocava somente com o dedão, por isso que seus solos sempre soam aveludados e polidos, outra marca registrada é como ele brinca com as oitavas de sua guitarra. Os mais xiitas falam que ele parou de fazer Jazz em 65 mas outros nomes como George Bensor e Pet Metheny se dizem discipulos declarados de Montgomery [ou seja quem somos nós pra questionar alguma coisa?].

Wes Montgomery

Wes Montgomery

O cara é tão ferrado que já tocou com todo tipo de formação, já tocou em trio, orquestra, quarteto, com seus irmão [formação no qual ficou conhecido] e até com o sexteto de Jonh Coltraine. Infelizmente aos 43 anos teve um ataque do coração e abandonou esse mundo e foi para um plano elevado. Nos deixando aulas e mais aulas de como tocar guitarra de todo o tempo e não só jazz.

É isso pessoal eu vou falar de quem começou com essa história de quem passou a fazer jazz com a guitarra [Charles Christian] semana que vem.

Hugs!

Long live JAZZ.

2 Respostas to “Wes Montgomery, Jazz it´s his name.”

  1. Wes Montgomery é demais ouvia sempre nos intervalos das sessões de cinema no cine São Luiz e na Estação Central nos trem aqui em Recife. No meu próximo cd estou colocando muitos elementos de jazz c/ solos e técnicas do proprio Wes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: