Aborto Elétrico o 1º Punk do Brazil!

Hey Folks?!

Depois de ver algumas publicações sobre o punk me veio essa idéia de saber quem foi o 1º grupo de punk de história da patria amada [?] Brazil…… E a resposta é essa mesmo, a 1ª banda de Renato Russo [Renato Manfredi Jr], com Fê Lemos e Andre Pretórios o power trio punk!

Logo da banda

Logo da banda

Se o bairro da Pompéia foi a Mecca das bandas Paulistas o planalto central foi a Jerusalem do punk [Brasilia]. Os 1ºs punks eram a “Turma de Brasilia” ou “Colina”.

Diferente do que muitos imaginam Renato era tímido e no início não cantava mas tocava baixo, o AE [Aborto Elétrico] existiu entre 78 e 82, mas foi o suficiente pra fazer com que o punk fosse difundido, não que o AE conseguiu alguma grande  fama imensa, mas ele fez algo que alguém precisava fazer, o “do it for yourself” Brazuca foi o legado de um Aborto.

A banda era instrumental ou seja só precisavam de uma tomada pra conseguir fazer barulho. A 1ª apresentação foi num bar só com playboys e meia duzia de “punks” como diz Fê Lemos, único membro ainda vivo do trio. Graças a essa aprensentação nasce o Blitz 64.

Mas a história da banda não termina bem, em 80 Andre [sem acento mesmo] foi pra África do Sul [seu pai era embaixador] e morreu em 87 de overdose de Heroína, quem entrou no lugar foi Flávio Lemos que depois passou pro baixo e o Renato na guitarra, as coisas iam bem até que Fê Lemos viaja e quando volta encontou um Renato diferente que já atendia por Renato Russo ou Trovador Solitário sem mais a timidez fazia shows em voz alta com violão na Universidade de Brasilia, a partir dai o AE ruiu, sem Renato [que já havia composto Geração Coca cola e Que pais é esse?]  Fê e Flavio tentaram seguir chamando pra assumir os vocais o irmão de Dinho Ouro Preto, Ico, mas em 82 quando iriam fazer um show no Centro Olimpíco se descobre que Ico tem o stage

Aborto Elétrico

Aborto Elétrico

fright – medo de palco – a solução? Chamar Renato que segundo Fê Lemos fez aquela cara de “Ganhei a parada” o publico que começou com meia duzia de punk no 1° show agora eram de 2 mil punks. Esse foi o ùltimo show do aborto, “sem Renato o AE era tudo menos Aborto Elétrico.”  – Fê Lemos.

A partir dai Renato forma a Legião e Fê forma o Capital com Dinho e Loro Jones.

A história é curta mas foi o suficiente pra fazer nascer o Punk que existe em nós naquela época.

Deixo agora com vocês uma raridade…enjoy!

R. Makaron

Uma resposta to “Aborto Elétrico o 1º Punk do Brazil!”

  1. era disso que eu tava falando ! HAHAHA . ficou boom ricardo , AE forever !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: