Blues

Hey folks?

Eu sei que a descrição dos estilos é com o Sérgio mas pedi pra  ele me deixar fazer 2 o Blues e o Blues rock.

Vou começar pelo origem do rock,  The Blues.

Não é necessário ter um talento que vai além das alturas pra tocar e mesmo ouvir blues. É um estilo que vem da alma, a guitarra chora, o sax e/ou gaita gritam, e todos os instrumentos tem somente um único objetivo: Tocar o coração.

Temos alguns mestres nesse assunto como B.B. King e sua inseparável guitarra [Lucille], S.R.V. o texano que mudou a forma de se tocar blues com a guitarra,  Mr Clapton o inglês que aprendeu tudo o que B.B. King lhe ensinou com maestria que somente Clapton tem, posso ficar horas e horas falando de interpretes que fazem do Blues uma forma de vida e não somente um estilo.

Mas como ele surgiu?

Bom como você deve saber os culpados por esse estilo são os escravos negros americanos, aqueles que ficavam horas nas plantações de algodão do sul americano, principalmente Missisipi, Alabama, Luisiana e Georgia. Os negros pra passar o tempo faziam sons com a boca [canções] tristes que refletiam como era a vida…triste, sofrida, sem esperança, a isso foi denomidado o nome de Blues. Não sei ao certo quem é [foi] a 1ª pessoa que fez uma música blues é melhor colocar como todo um crescimento proveniente das work songs.

Bom de uma  coisa eu sei, o blues mesmo “começou” [se é que algum dia não existiu] na decada de 20 com alguns interpretes principais como Willie Brown, Blind Willie Johnson, Leroy Carr entre muitos outros. Mas foi na decada de 30 quando aparece o senhor Robert Johnson e seu violão que o blues “ganha”  uma forma mais definida, gravando apenas 29 canções entre 36 e 37 ele é a lenda do blues.

Robert Johnson

Robert Johnson

Em 40 surge o 1° grupo de blues os Sonny Boy Willianson e Big Bill Broonzy mas o negócio fica bom mesmo em 42 com os senhor T-Bone Walker creiu eu que o 1° guitarrista de Blues na Meca do Blues guitar – Chicago.

T-Bone Walker

Um pouco de história americana :  Nos anos de 40 teve um exodo do sul pra Chicago, principalmente de negros em busca de melhores condições de vida e trabalho na cidade, sendo assim muitos bluseiros se concentraram em Chicago.

Bom já chegamos no chamado blues moderno, pois junto com T-Bone Walker e Muddy Waters que nascem clássicos como Rolling Stones, Beatles, YardBirds….

Fiquei um tempo pensando se eu continuava a matéria ou parava por aqui,  mas depois de lêr novamente eu acho que deu pra ter uma boa idéia do que é o Blues.

Deixo com vocês 2 vídeos um do Robert Johnson e outro do John Lee Hooker.

Eu deixei boa parte dos bluseiros fora dessa materia, mas ela ia ficar muito grande e cansativa, se vocês eu faço uma parte II falando do blues de 60 pra frente

Abraços.

Ricardo Makaron

Deixe uma resposta

