Folk Rock – O gênero musical esquecido!

Hey Hey Hey!

Folk rock é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock and roll.

O termo surgiu em um movimento que cresceu nos Estados Unidos e Canadá na década de 1960. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas e também de outros artistas como Bob Dylan.

Banda The Mamas & The Papas

O estilo passou também para a Europa em um distinto e eclético gênero chamado Folk Rock Britânico, pioneiro com bandas como Pentangle e Fairport Convention, que, apesar de começarem com o mesmo som das bandas estadunidenses, encontrou elementos locais do Reino Unido para suas composições.

A partir da década de 1970 começaram a surgir ramificações no estilo que consistiam no relacionamento com outros gêneros musicais contemporâneos, tais como o acid folk, folk psicodélico (relacionado com o rock psicodélico) e folk progressivo (relacionado com o rock progressivo). O folk progressivo foi representado pela banda Jethro Tull principalmente nos álbuns Songs from the Wood (1977) e Heavy Horses (1978), apesar disso outros álbuns da banda também são bastante relacionados com o estilo.

Banda Pentangle

Hoje em dia, é difícil ver bandas que tenham como gênero musical o Folk Rock, normalmente elas misturam ele com outros gêneros musicais, um exemplo disso é a banda Matanza, que mistura o Folk com o Heavy Metal e outros gêneros, por esse motivo que o Folk Rock é o gênero musical esquecido!

Aqui vai o nome de algumas bandas que faziam sucesso nas décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos e Europa, respectivamente:

Buffalo Springfield;  The Byrds; The Mamas & the Papas; Simon & Garfunkel.

Jethro Tull; Led Zeppelin; Oysterband; Pentangle.

É, mais uma pequena abordagem sobre um gênero musical. Aqui nós iremos tratar de todos aqueles possíveis, para que todos conheçam um pouco mais sobre a história da música mundial e não fiquem presos só a um gênero!

Jethro Tull – Aqualung


LONG LIVE TO THE ROCK!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: